sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

F1OF... ou seja, Fórmula 1, O Filme

 
Finalizei A Odisséia de Homero no Carnaval na quinta-feira, com mais uma sessão de cinema na casa do Felipe, de filmes candidados ao Oscar de Melhor Filmes, Foi o 5º dos 10 indicados!

Vi, em família o filme F1, que retrata um episódio fictício da Fórmula 1, em que Sonny Hayes (o eterno galã e ótimo ator Brad Pitt) retorna à categoria, 30 anos depois de um horrendo acidente desabilitador, chamado agora por Ruben de Cervantes (o magnífico Javier Barden), um colega piloto de sua  época, para tentar salvar sua equipe, a APEX, de ser extinta, caso não ganhe ao menos UMA prova no campeonato que tem apenas 9 corridas para terminar, além de dar tarimba ao novato Joshua Pierce (o também novato Damson Idris).

Os créditos iniciais vêm apneas depois de uns 10 minutos de filme, em que se vê Hayes pilotando um Porsche nas 24 Horas de Daytona, aliás assim que vi Brad Pitt ouvindo Led Zepellin no fone de ouvido, saindo de um trailer pra assumir o volante do carro em plena meia-noite, em meio à corrida, resolvi parar para explicar pra família que se trata de uma prova de resistência, com automóveis protótipos e gran turismo, em que dois pilotos se revezam ao volante, em períodos de 6 horas cada um.

Durante os créditos, onde se continua a prestar atenção à trilha sonora, eu noto que Lewis Hamilton é também produtor do filme, além do grande Jerry Bruckenheimer!!!! Ora. ora, ora, então, o maior campeão da Fórmula 1 estará na cerimônia do Oscar em 15 de março, já que SEU filme está entre os 10 indicados a Melhor Filme!!! Que legal!! Aliás, como legal é todo o filme, que custou 300 milhões de dólares, mas já rendeu mais de 600 milhões pelo mundo, tornando-se o filme de MAIOR bilheteria da carreira de Brad Pitt, ora veja, que, aliás, embolsou 10% daquele orçamento ... sim .... 30 Milhões de dólares!!! Bonito demais e rico.... muito rico...

O filme é uma GRANDE homenagem à Fórmula 1, ambientado nos circuitos reais da categoria, com direito a aparições de pilotos REAIS da categoria, dentre eles os últimos campeões Lando Norris, Max Verstapenn, e, claro, Lewis Hamilton, além de Fernando Alonso, antigo campeão ainda em atividade, e outros menos cotados como Valteri Botas, Niko Hulkenberg, Jacques Leclerc, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e outros menos conhecidos por mim, pois não tenho acompanhado a Fórmula 1, desde que não tivemos mais pilotos brasileiros. Percebi também, uma aparição de Jackie Stewart, e sei que alguns diretores REAIS de equipes apareceram em pontas, além de Martin Brundle, antigo rival de Senna, que agora é comentarista de TV, e se o ouve narrando os acontecimentos da prova, especialmente os que envolvem os pilotos da APEX... meio forçado que narradores se ocupassem tempo demais com equipes de menor nome, mas se não fosse isso, não entenderíamos as estratégias da equipe e especialmente de Sonny Hayes, para tentar fazer com que o novato ganhasse o primeiro ponto no campeonato!

A relação entre Hayes e o novato JP retrata bem alguns dos relacionamentos de pilotos da mesma equipe na vida real, um acha o outro arrogante e quase se pegam ali no meio do filme. O que não é muito realidade é a posição de destaque de personagens femininos, a diretora técnica é uma mulher, assim como um dos mecãnicos responsáveis pela troca de pneus no PitStop, num mundo que é essencialmente masculino. A história da diretora é bem para ressaltar isso, e, sendo bonita, estava na cara que teria um rola-rola com Sonny Hayes, ams o jeito que iss acontece é muuuuito legal!!!!

Senna é bastante reverenciado, também Mansell e Prost, como ídolos de Hayes, e há dentre as manobras mostradas na pista, impecavelmente encenadas, uma em que me lembrei do TRENZINHO DO SENNA, quem se lembra? Entendedores entenderão... ri muito quando vi o esquema digital em movimento, com o novato batalhando ali na frente e Hayes segurando um pelotão lá atrás, para ajudá-lo. A diferença foi que o trenzinho de Senna liderava a corrida, não me lembro em que ano, num daqueles domingos de manhã fenomenais, mas sei que foi na Espanha, onde Senna tinha claramente um carro infeiror, ainda na Lotus, acho, mas segurava os demais na habilidade!!

A trilha sonora, de que comecei a falar ali em cima é de Hans Zimmer, sensacional... ele já havia trabalhado com o diretor Joseph Kozinski em Top Gun Maverick, com Tom Cruise!!! Aliás, Kozinski chegou a considerar Tom Cruise para o papel de Sonny Hayes, mas desistiu por questões de segurança, seja lá o que isso quer dizer... talvez pela propensão de Cruise em fazer tudo de verdade, e não quisesse que o astro pilotasse um Fórmula 1 real!!! Além das partituras e orquestra de Zimmer, há vários outros artistas, inclusive Ed Sheeran

No elenco, duas atrizes conhecidas, Kerry Condon como Kate Mckenna, a diretora técnica e caso do Brad Pitt, e Sarah Niles, como Bernadette, a mãe do novato, a primeira conheci em Banshees de Inisherin, como a irmã de Colin Farrell e a segunda era a psicóloga do time de Ted Hasso, a execlente série de TV!

Olha! Que filme magnífico!

Recomendo muito! Diversão garantida!

Encontram-no na Apple TV!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Aglutinador (6) Aniversário (45) Arte (13) b (2) Baleia (44) bea (1) Beatles (983) Blog News (113) By Homerix (14) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (59) Ciência (9) Cinema (319) Comida (3) Comportamento (275) comu (1) Comunicação (195) Concurso (23) Costumes (82) CULTURA (2) Cultura Inútil (32) Despedida (18) Educação (27) Energia (47) Esporte (57) Estatística (2) Facebook (2) Família (36) Futebol (137) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (15) homenagem (98) Houston (49) Ícones (67) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (59) Justiça (35) Livro (274) Los Bife (68) Matemática (8) Memória (2) Mensagem (18) Música (211) Obama (20) ouça (1) Ouça e Leia (57) Pelé (31) Pesquisa (7) Pink Floyd (24) Poesia (98) Política (108) Propaganda (6) radio (3) Rádio (66) Reflexão (1) religião (42) Rio de Janeiro (44) Saga A Arma Escarlate (54) Saúde (63) Segurança (5) Show (100) Star Trek (21) Teatro (12) Tecnologia (3) TV (123) Viagem (122)

F1OF... ou seja, Fórmula 1, O Filme

  Finalizei A Odisséia de Homero no Carnaval na quinta-feira, com mais uma sessão de cinema na casa do Felipe, de filmes candidados ao Osca...